Proteja seu Olhos

Para a alegria de muitos trabalhadores e estudantes, as férias e o verão estão bem próximas. Porém, nesta época do ano, além de se divertir, os veranistas devem tomar certos cuidados com a saúde. É o caso da proteção dos olhos contra os raios ultravioletas do sol.
A escolha do óculos escuros deve ser feita com cautela. Na busca por um preço mais em conta, muitas pessoas compram o produto com vendedores ambulantes e em camelôs. Nestes casos, o barato pode sair caro. Além de estar incentivando a pirataria, dificilmente as lentes destes óculos contêm filtros que bloqueiam os raios nocivos. Neste caso, a utilização destas lentes pode ser mais perigosa do que não utilizar o utensílio. É o que explica a oftalmologista Renata Mançano.
Quando você coloca estes óculos, a sua pupila abre porque eles são escuros. Se a pupila abre, entra muito mais raio solar do que se você estivesse sem óculos, que a sua pupila iria estar fechada. Então, na verdade, não é que eles fazem mal por eles não estarem protegendo, eles fazem mal porque além deles não estarem protegendo, eles ainda tiram uma proteção natural do nosso organismo que é a pupila estar fechada para que estes raios não entrem de maneira tão direta.

A oftalmologista lembra que os efeitos da utilização de óculos falsificados são verificados a longo prazo, por isso não aparecem sintomas imediatos. As enfermidades que podem surgir são a catarata e doenças de retina. No segundo caso, infelizmente, não existem tratamentos eficazes. Antes de fazer a compra, o consumidor deve se informar do nível de proteção contra a radiação ultravioleta que as lentes oferecem. Esta informação deve estar no adesivo afixado no óculos ou em manuais do produto. Além disso, o comprador deve dar preferência às lentes que cobrem totalmente o olho.

Obs.: Muito cuidado pois as lentes escuras do óculos pirata fazem com que as pupilas dilatem e a radiação solar passe por elas, assim, podendo queimar o fundo do olho, o que torna-se um dano irreversível.